É um equipamento para o aquecimento da água pelo calor do sol e seu armazenamento para uso posterior. É composto por coletores solares (placas), onde ocorre o aquecimento da água através dos raios solares e um reservatório térmico (boiler), onde é armazenado a água quente para ser utilizada posteriormente, tendo em vista que a maior utilização é no período noturno, quando não há insolação.
É possível utilizar a energia solar para gerar energia elétrica, mas é uma tecnologia diferente. O sistema de aquecimento de água da Aquamec não é capaz de gerar energia elétrica. A única coincidência é que ambas utilizam o sol como fonte de energia, sendo as tecnologias totalmente diferentes. A Aquamec é especializada no desenvolvimento de sistemas de aquecimento de água.
Sim, desde que haja espaço disponível no telhado para a instalação desejada. A instalação de mais coletores possibilitará uma maior velocidade de aquecimento e, consequentemente, poderá elevar a temperatura da água. A vantagem maior será sentida em dias em que a incidência solar esteja limitada por formações de nuvens intensas e até mesmo naqueles dias de baixas temperaturas e vento. Em algumas instalações que a direção do telhado em relação ao norte e sua respectiva inclinação não sejam favoráveis, recomenda-se a ampliação da área de coletores solares para compensar as possíveis perdas.
Com a economia de energia proporcionada pelo aquecimento solar, tem-se o retorno do dinheiro investido no equipamento entre 24 e 36 meses, considerando um consumo mensal de cerca de 220 kWh/mês (que é a média da região sudeste por residência). Deve se levar em conta que a vida útil estimada dos aquecedores solares é de 20 anos. Neste cálculo não está considerada a redução do valor de aquisição de outro equipamento para Aquecimento da água através de outro tipo de energia, como aquecedores elétricos ou a gás, ou ainda chuveiros. Se considerarmos esta redução, o tempo de retorno pode reduzir e variar de 0 (zero) a 12 meses.
A possibilidade existe, exclusivamente, se seu apartamento for de cobertura. O ideal é planejar a implantação do aquecimento solar de água no edifício quando de sua construção, quando será possível atender a todos os apartamentos.
Sim, porém vale lembrar que é importante utilizá-lo na posição “verão” para evitar comprometer o consumo de energia do país nos horários de pico de consumo. Neste caso, o mais indicado seria a utilização de chuveiros inteligentes com controles digitais de temperatura, os quais utilizam apenas a quantidade de energia necessária para complementar o aquecimento da água, evitando assim desperdícios.
Não, a pressão do banho é a pressão da caixa d’água existente. O que se consegue é aumentar a vazão de água, eliminando a necessidade de se abrir pouco o registro do chuveiro para o aquecimento da água, pois ela estará aquecida por completo. Para aumentar a pressão será necessária uma elevação significativa da altura das caixas d’água da residência ou a instalação de um pressurizador. Em ambos os casos, o reservatório térmico deverá ser adquirido do tipo “alta pressão”, para poder suportar tal condição.
Deve-se mantê-los limpos para não prejudicar a eficiência do equipamento, por isso aquamec realiza a manutenção preventiva, que conta com uma rotina de verificação do funcionamento de todos itens do sistema, além da limpeza dos coletores e teste de eficiência.
Devido à baixa temperatura, pode ocorrer congelamento da água que está no interior do coletor. Isso ocasionará uma expansão volumétrica e danificará os tubos dos coletores. É o mesmo que acontece quando se esquece uma garrafa dentro do freezer. Para evitar que isso aconteça, a Aquamec desenvolveu dois sistemas anticongelantes, um trabalha com resistências de baixa potência inseridas em cada coletor que são acionadas por um termostato. Quando a temperatura externa é inferior a 8°C, ele aciona as resistências. E o segundo, usado em sistemas mais sofisticados, funciona com um trocador de calor introduzido ao boiler (reservatório térmico) que permite que o calor seja transmitido por um líquido anticongelante como aqueles usados em radiadores de carros na Europa, sendo que este aditivo não tem contato com água de consumo. Estas práticas diminuem a possibilidade de congelamento e, mantendo a Manutenção Preventiva Aquamec, o sistema lhe dá segurança total.
A geada é um fenômeno da natureza, portanto não é passível de cobertura por garantia. A exceção é se o cliente tiver executado Manutenção Preventiva Aquamec naquele mesmo ano, garantindo assim que o sistema anticongelamento foi revisado.
O aquecimento solar utiliza uma fonte de energia gratuita, limpa e inesgotável: o sol. A utilização do aquecimento solar é ecologicamente correta, pois não polui. Suas vantagens são que proporcionam elevada economia de energia na conta de luz, não apresentam riscos aos usuários, além de possibilitar a utilização da água quente de forma mais prazerosa.
Para rede hidráulica de água quente os tubos mais utilizados e indicados são os tubos de cobre, que já comprovaram sua durabilidade ao longo da história. Outra alternativa são os tubos de PPR, que também apresentam alta resistência e durabilidade. A Aquamec não recomenda a utilização de CPVC.
Quando a insolação não for suficiente para aquecimento da água, o aquecimento se dá exclusivamente por um sistema de apoio elétrico ou a gás, uma vez que a água já estará pré-aquecida. Esse sistema normalmente fica desligado, devendo ser acionado somente quando há a demanda.
Dependerá da temperatura da água e da capacidade de armazenamento do reservatório térmico, podendo variar de cerca de 1 a 3 horas, normalmente.
Não é recomendado. O boiler para um sistema despressurizado pode sofrer danos devido ao excesso de pressão. A orientação é substituir para um boiler de alta pressão Aquamec.
O boiler da Aquamec é capaz de manter a água aquecida por um dia, desde que não haja a inserção de água fria no reservatório.

Onde houver necessidade de água quente é possível a sua utilização. Exemplos: residências, edifícios, hotéis, motéis, indústrias, piscinas, hospitais, vestiários.

O sistema auxiliar possui uma resistência elétrica cuja potência varia de 3,0 kW a 9,0 kW. Portanto, o consumo será de no máximo 76,5 kWh a cada hora em que estiver acionado.

O sistema auxiliar elétrico deve estar sempre desligado e ser acionado somente quando houver necessidade. Embora o sistema possa funcionar no automático, a Aquamec não aconselha esta prática para evitar que o seu acionamento ocorra em momentos desnecessários.

Sim, ao invés de usar o sistema elétrico auxiliar que faz parte do Aquecedor Solar, pode se utilizar um aquecedor gás para realizar a complementação do aquecimento da água nos dias em que o sol não aqueça plenamente.
A temperatura obtida na água com o uso de um aquecedor solar dependerá de fatores diversos como: região, tecnologia empregada, tipo de aplicação, época do ano, condições climatológicas e características outras relacionadas às condições de instalação. Como exemplo, uma instalação residencial no estado de São Paulo em um dia pleno de sol atingirá a temperatura de 50°C no inverno e 70°C no verão. Em todos os casos, a temperatura produzida normalmente estará acima da temperatura necessária para uso, sendo, portanto necessária sua mistura com água fria.

Porque utilizar Energias Renováveis.

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas desenvolveu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de modo a direcionar o desenvolvimento global para um futuro sustentável, o futuro que queremos. O ODS 7 - Energia Limpa e Acessível - trata os métodos de geração de energia utilizados pela sociedade. A meta é alcançar todos estes 17 objetivos até o ano de 2030. A Aquamec se alinha com esta proposta ao viabilizar cada vez mais a implantação de edifícios inteligentes em termos de geração e manutenção de energia térmica, afinal, a obtenção de água quente por meios tradicionais também é uma atividade dispendiosa em termos ecológicos. Nossa intenção vai muito além de economizar recursos financeiros e nosso compromisso é com as gerações futuras.

As energias renováveis se caracterizam pela sua capacidade de se regenerar em tempo hábil com impacto ambiental reduzido. Essas propriedades constituem a sua principal diferença face às energias tradicionais, que danificam nosso planeta e cada vez mais acarretam em problemas para o meio ambiente.

Constituem energias renováveis a solar, a eólica, as ondas, entre outras. Todas elas, para além da sua presença ilimitada sobre a Terra e da sua inocuidade face ao meio ambiente, têm uma origem comum: o sol, além destas, são ainda renováveis a biomassa, energia geotérmica e a das marés, que não dependem diretamente do sol.

O sol é o responsável direto pela energia solar (fotovoltaica e térmica), mas está também na origem da energia eólica, ao provocar as diferenças de pressão que dão origem ao vento.

O sol contribui também para o desenvolvimento da matéria orgânica de origem biológica (biomassa) e é o principal agente dos ciclos da água.

As Fontes Primárias: são aquelas que ocorrem na natureza, e que nessa forma são utilizadas pelo homem. Exemplos: Sol, água (mar e rios), vento, petróleo, gás natural, urânio, etc.

As Fontes Secundárias: são obtidas a partir de outras, após transformação. Exemplos: eletricidade, gasolina, gasóleo, etc.

Principais Benefícios  das Energias Renováveis

Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana comparando aos combustíveis fósseis;

O seu impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), uma vez que não produzem dióxido de carbono ou outros gases com “efeito de estufa”;

Permitem a criação de novos postos de emprego (investimentos em zonas desfavorecidas);

Permitem reduzir as emissões de CO2, melhor a qualidade de Vida (um Ar mais limpo);

Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis;

Conferem autonomia energética a um país, uma vez que a sua utilização não depende da importação de combustíveis fósseis;

Conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.

Definição

Sustentabilidade é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em suprir suas próprias necessidades. Ou seja, a sustentabilidade cria e mantem condições sob as quais os humanos e a natureza podem viver em harmonia, permitindo o cumprimento de exigências sociais, econômicas e outros requisitos das gerações do presente e do futuro.

O que são recursos renováveis?

Um recurso renovável é um recurso natural que regenera a uma porcentagem igual ou maior que a taxa de consumo humano.

O que fazer para tornar minha casa mais sustentável?

No momento da construção, opte pelo uso de materiais recicláveis ou que sejam menos poluentes. Separe o lixo orgânico do reciclável e, se possível, faça compostagem (processo em que o lixo orgânico é transformado em adubo por meio de microorganismos). Para o aquecimento da água, opte pelo uso de energia solar, pois além de reduzir gastos com a conta de luz, você irá contribuir para a redução de gases poluentes. Instale um sistema captação de água da chuva, pois além de economizar dinheiro, você ira contribuir com o meio ambiente, visto que a disponibilidade de água esta ficando cada vez mais escassa. Utilize lâmpadas energicamente eficientes. São pequenos detalhes que, em conjunto, fazem toda a diferença.

Aquamec sistemas de aquecimento

Rua Capitão Domingos Castellano, 413 - Curitiba/ PR

Telefone: (41) 32731136

Ferramenta: POW Sites