Onde houver necessidade de água quente é possível a sua utilização. Exemplos: residências, edifícios, hotéis, motéis, indústrias, piscinas, hospitais, vestiários.
O sistema auxiliar elétrico deve estar sempre desligado e ser acionado somente quando houver necessidade. Embora o sistema possa funcionar no automático, a Aquamec não aconselha esta prática para evitar que o seu acionamento ocorra em momentos desnecessários.
Porque utilizar Energias Renováveis.
Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas desenvolveu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de modo a direcionar o desenvolvimento global para um futuro sustentável, o futuro que queremos. O ODS 7 - Energia Limpa e Acessível - trata os métodos de geração de energia utilizados pela sociedade. A meta é alcançar todos estes 17 objetivos até o ano de 2030. A Aquamec se alinha com esta proposta ao viabilizar cada vez mais a implantação de edifícios inteligentes em termos de geração e manutenção de energia térmica, afinal, a obtenção de água quente por meios tradicionais também é uma atividade dispendiosa em termos ecológicos. Nossa intenção vai muito além de economizar recursos financeiros e nosso compromisso é com as gerações futuras.
As energias renováveis se caracterizam pela sua capacidade de se regenerar em tempo hábil com impacto ambiental reduzido. Essas propriedades constituem a sua principal diferença face às energias tradicionais, que danificam nosso planeta e cada vez mais acarretam em problemas para o meio ambiente.
Constituem energias renováveis a solar, a eólica, as ondas, entre outras. Todas elas, para além da sua presença ilimitada sobre a Terra e da sua inocuidade face ao meio ambiente, têm uma origem comum: o sol, além destas, são ainda renováveis a biomassa, energia geotérmica e a das marés, que não dependem diretamente do sol.
O sol é o responsável direto pela energia solar (fotovoltaica e térmica), mas está também na origem da energia eólica, ao provocar as diferenças de pressão que dão origem ao vento.
O sol contribui também para o desenvolvimento da matéria orgânica de origem biológica (biomassa) e é o principal agente dos ciclos da água.
As Fontes Primárias: são aquelas que ocorrem na natureza, e que nessa forma são utilizadas pelo homem. Exemplos: Sol, água (mar e rios), vento, petróleo, gás natural, urânio, etc.
As Fontes Secundárias: são obtidas a partir de outras, após transformação. Exemplos: eletricidade, gasolina, gasóleo, etc.
Principais Benefícios das Energias Renováveis
Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana comparando aos combustíveis fósseis;
O seu impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), uma vez que não produzem dióxido de carbono ou outros gases com “efeito de estufa”;
Permitem a criação de novos postos de emprego (investimentos em zonas desfavorecidas);
Permitem reduzir as emissões de CO2, melhor a qualidade de Vida (um Ar mais limpo);
Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis;
Conferem autonomia energética a um país, uma vez que a sua utilização não depende da importação de combustíveis fósseis;
Conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.
Definição
Sustentabilidade é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em suprir suas próprias necessidades. Ou seja, a sustentabilidade cria e mantem condições sob as quais os humanos e a natureza podem viver em harmonia, permitindo o cumprimento de exigências sociais, econômicas e outros requisitos das gerações do presente e do futuro.
O que são recursos renováveis?
Um recurso renovável é um recurso natural que regenera a uma porcentagem igual ou maior que a taxa de consumo humano.
O que fazer para tornar minha casa mais sustentável?
No momento da construção, opte pelo uso de materiais recicláveis ou que sejam menos poluentes. Separe o lixo orgânico do reciclável e, se possível, faça compostagem (processo em que o lixo orgânico é transformado em adubo por meio de microorganismos). Para o aquecimento da água, opte pelo uso de energia solar, pois além de reduzir gastos com a conta de luz, você irá contribuir para a redução de gases poluentes. Instale um sistema captação de água da chuva, pois além de economizar dinheiro, você ira contribuir com o meio ambiente, visto que a disponibilidade de água esta ficando cada vez mais escassa. Utilize lâmpadas energicamente eficientes. São pequenos detalhes que, em conjunto, fazem toda a diferença.
Rua Capitão Domingos Castellano, 413 - Curitiba/ PR
Telefone: (41) 32731136